A natureza consegue nos surpreender a cada passeio que fazemos. Dessa vez fomos visitar a cidade de Rolante, aproximadamente 85 km de Porto Alegre. Ao chegar no centro observamos placas indicando diferentes pontos turísticos, entre eles, cascata do monge, caminho das pipas, barragens. Fomos circulando e conversando com alguns moradores da cidade com a intenção de definir um local para explorar(no bom sentido).

 

Tentando chegar a uma barragem, seguimos o caminho que leva até a cascata das andorinhas. O acesso não é difícil, mas pega uma estradinha de chão que não pode faltar no caminho do aventureiro raiz, hehehe. Você só consegue ir de carro até um certo ponto da estrada, depois é a pé ou de bicicleta como nós fizemos. Logo no começo da trilha nos deparamos com uma bifurcação, ou seguíamos a trilha da esquerda, uma descida aparentemente mais simples, ou a trilha da direita, bem íngrime e pedregulhosa.

Qual decidimos ir primeiro? A mais difícil, claro. Tão difícil que não conseguimos nem pedalar nas pedras, subimos empurrando as bikes lomba acima. Nesse momento parecia que a magrela pesava uns 300kg e o fôlego quase não tinha mais. Só deu pra registrar a “chegada” e eis que…

Isso mesmo, demos com a cara na porteira! Na descida da volta foi mais emocionante, deu pra arriscar uns trechos em cima da bike com muito apoio dos freios e coordenação, essa foi coadjuvante, hihihihi!

Em quase todas as viagens trazemos algumas frutas da estrada, é um colher a fruta do pé e depois comer a fruta que tu mesmo pegou!

Essa foi a trilha da esquerda compensou todo o trabalho da trilha anterior, foi demaaaaaaais!!!

Uma dica importante ao aventureiros, é levar um par de calçado extra, dependendo da época é impossível não passar por dentro da água. Nós evitamos o que deu, mas chegou em um ponto que não teve como escapar.

Aquele momento em que tu pensa: molho o meu pé quentinho nessa água fria ou entro de tênis e volto pra casa com o pé molhado. Tentei entrar sem tênis, mas as pedras escorregavam muito e era pior, muito mais gelado e arriscado.

Antes de ver toda a cascata já dá pra ter uma dimensão do quanto o lugar é surreal, simplesmente mágico, difícil descrever, ficamos emocionados!

Tava escrito, é por aqui > na placa, mas eu só vi depois que já tinha foi o outro caminho! Fica a dica, atente-se as placas!!!

Mais informações  : http://www.rolante.rs.gov.br/turismo/pontos-turisticos

Caminho das Pipas [website]

O Caminho das Pipas está localizado no 4° Distrito de Rolante, numa localidade denominada de Boa Esperança. O trajeto é composto por 7 cantinas de produção de vinho colonial produzidos artesanalmente com qualidade e segurança sanitária. A Boa Esperança localiza-se a 17 Km do Centro e conta com uma população predominantemente italiana estimada em torno de 80 famílias. A característica fundamental da Boa Esperança é a hospitalidade, pois em todas as cantinas o turista é muito bem recebido .

Circuito Cascatas e Montanhas [website]

Situado numa região privilegiada tanto por suas belezas naturais quanto por sua localização, o Circuito das Cascatas e Montanhas proporciona uma experiência ímpar para o cicloturista. Em seus 123Km de extensão, o viajante vivenciará experiências de contato com a natureza, seja através das diversas cascatas espalhadas ao longo do percurso, ou pelo ambiente predominantemente colonial, onde cultura histórica e gastronomia típica fazem de cada parada uma lembrança para se levar na memória. Englobando os municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula.

Estátua Do Teixeirinha
Inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2008 na Praça Matriz, junto com o 53° aniversário de emancipação política de Rolante, a estátua de Teixeirinha tornou-se um ponto turístico para rolantenses e visitantes. A obra de arte é um marco histórico para a cidade e para o estado, pois homenagear o filho ilustre Vitor Mateus Teixeira, nascido na mascarada, é algo importante para a manutenção da tradição do município.
Igreja Nossa Senhora de Caravággio
Localizada no centro da comunidade de Boa Esperança, que é composta de famílias de origem italiana, oferece uma beleza histórica. Desde o início da paróquia, houve assistência religiosa de padres do centro da cidade. A primeira igreja, de madeira, foi construída pelos marceneiros do local. Já a casa Canônica para a residência do padre vigário era de alvenaria. Hoje, há uma igreja maior, de alvenaria. O sino, que antigamente ficava num campanário, hoje fica no alto da torre da torre.
Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição
Localizada no centro da cidade, é uma das mais belas igrejas da região e um importante ponto de referência, pois sua localização é nas esquinas das duas principais ruas da cidade.
Passo dos Tropeiros
Localizado no centro da cidade de Rolante. É uma travessia pelo Rio Rolante por onde os tropeiros passavam por volta de 1737, conduzindo gado até o centro do País. Este local deu origem ao nome do CTG Passo dos Tropeiros.
Praça da Matriz
Localizada no centro da cidade de Rolante (Av. Getúlio Vargas) ao lado da Igreja Matriz a praça é um ponto de encontro dos jovens no final de semana. Local arborizado e com fontes d’água, bancos e parquinho para crianças é na praça que a comunidade se reúne. Freqüentado especialmente por famílias que aos finais de semana utilizam desta beleza natural para tomar chimarrão, brincar na pracinha de diversões ou simplesmente desfrutar da tranqüilidade obtida neste local. A Praça Matriz é localizada às margens do Rio Rolante.
Gruta de São Cristóvão
Localizada no Caminho das Pipas, localidade de Boa Esperança, a gruta há uma imagem de São Cristóvão incrustado no rochedo. Local utilizado para a prática de rappel. A beleza do local pode ser vista através da estrada que leva à Boa Esperança, que por si só já oferece paisagens imperdíveis.
Cascata das Três Quedas
Distante aproximadamente 18 km do centro de Rolante, a Cascata das Três Quedas é um dos atrativos naturais que compõe o Circuito das Cascatas e Montanhas e o roteiro Caminho das Pipas. Está localizada no distrito de Boa Esperança, ao lado da estrada geral, e seu acesso se dá por uma escadaria de madeira com 100 degraus e um deck que permite observá-la de frente.
O local é aberto à visitação o ano todo, mas não há infraestrutura de apoio.
Cascata da Colônia Monge
A Cascata e Camping da Colônia Monge é uma área de lazer pública localizada há 14 km do centro de Rolante, na comunidade de Colônia Monge.
Possui área arborizada, local de banho com cascata e piscina natural com cerca de 2.5 metros de profundidade, churrasqueiras, mesas, bancos, banheiros masculino e feminino, pontos de luz, além de um bar que funciona aos finais de semana durante o verão. Nos demais meses do ano, o local é aberto à visitação e não há cobrança de ingresso. Não há sinal de telefonia móvel ou internet e parte do caminho que leva ao atrativo é de chão batido.
A Cascata da Colônia Monge integra o Circuito Cicloturístico  das Cascatas e Montanha.(www.cascatasemontanhas.com.br).
Cascata das Andorinhas
A Cascata das Andorinhas é um dos atrativos de maior destaque no município. Sua formação rochosa, com paredes arredondadas que mais parecem ter sido esculpidas, impressiona. O nome da cascata se deu pela grande quantidade de andorinhas que habitam o local. Para chegar até ela é preciso adentrar a mata por trilha e transpor o arroio por dentro d’água, o que exigirá um pouco de esforço em alguns pontos e não é indicado em dias de chuva.
A Cascata das Andorinhas está localizada na Lª Mascarada, distante cerca de 18 km do centro de Rolante. Há sinalização turística indicando o acesso, mas a trilha não é sinalizada e não há qualquer tipo de infraestrutura no local.
Parque Municipal da Asa Delta – Morro Grande
O parque Municipal da Asa Delta ou Morro Grande (como é popularmente conhecido) é o ponto culminante do município de Rolante, com 841 metros de altitude, sendo utilizado tanto para contemplação e lazer, como para prática de atividades como asa delta e paraglider por esportistas da região. Todos os anos, no mês de março, o parque sedia uma das etapas do Campeonato Gaúcho de Vôo Livre.
O local é aberto ao público e conta com infraestrutura como banheiros, churrasqueiras e pontos de energia elétrica, além de um bar e belvedere.

Horário de funcionamento:
Domingo a quinta das 8h às 20h
Sexta e sábado das 8h às 22h

Contatos:
Telefone: 51 9 9772 0074 ou 3547 1188
Email: agencia@rolante.rs.gov.br

Túmulo do Tropeiro
Localizado na localidade de Ilha Nova, localidade que antigamente era passagem de tropas de gado conduzidas por tropeiros que saiam do Sul em direção ao centro do País. O túmulo do tropeiro é um local onde está sepultado um destes viajantes.
Capitéis
Os capitéis são oratórios, pequenas capelinhas com um altar, onde está a imagem de um santo. Estão situados á beira das estradas. Na Boa Esperança três capitéis dedicados a Santos: São Roque, Santa Bárbara e Santo Antônio.
Gruta de Nossa Senhora de Lurdes
Seu acesso é pela estrada da Boa Esperança, na entrada da Linha Feliz, 4 km da estrada. Na gruta há uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora, onde todo ano, no dia 11 de fevereiro, é comemorado o dia de sua primeira aparição com missa na gruta.
Capitel de Santa Bárbara
Situada na estrada que vai da Boa Esperança para o topo do Morro Grande. A Santa é invocada contra temporais, tempestades e tormentas e é protetora contra raios. No seu dia, 4 de dezembro, a comunidade reza uma missa na capelinha em sua honra.
Capitel de São Roque
É uma capelinha em alvenaria, situada a beira da estrada que vai de Boa Esperança ao Morro Grande. Todo ano no dia de São Roque, 17 de agosto, todos da comunidade se reúnem e rezam para o santo, que é intercessor das vítimas de pestes.
Capitel de Santo Antônio
Situado na parte mais alta da estrada que dá acesso ao Voo Livre, na localidade de Nova Palmeira; o outro se situa após o E. C. Flor da Serra, na estrada que dá acesso ao município de São Francisco de Paula. O chamado “Santo Casamenteiro” também é invocado para achar coisas perdidas. Seus devotos reúnem-se todo ano no dia 13 de junho para rezar uma missa em seu louvor na capelinha.

Casa da Colônia

A Casa da Colônia é o espaço destinado a comercialização de produtos colonias e artesanatos do município de Rolante. Lá o visitante irá encontrar vinhos, sucos, verduras, legumes, frutas, schmiers, conservas, mel, massas e a tradicional cuca de Rolante assadas em forno a lenha.
A Casa da Colônia abre diariamente nos seguintes horários:
Segundas, terças e quintas: 8:00 às 11:30 – 13:00 às 18:00
Quartas e sextas: 8:00 às 18:00 (não fecha ao meio dia)
Sábados, domingos e feriados: 9:00 às 17h (não fecha ao meio-dia)
Produção de cucas de Rolante: quarta a domingo
Peixe frito (filé de tilápia): quartas, sextas e sábados das 9:00 às 13:00 (sexta até às 18:00)
Feira do produtor: sexta a tarde das 14:00 às 17:00 e sábado das 9:00 às 12:00.

Moinho Sohne

O Moinho Sohne é um dos mais antigos moinhos de pedra ainda em funcionamento no Estado. Construído em estilo alemão em 1988 por Miguel Schein, sua estrutura de moagem era movida a água e atendia os colonos do município e região.

O empreendimento foi adquirido pela família Sohne em meados da década de 40 do século XIX que, além do moinho, instalou fábrica de gelo e picolés e um gerador de energia elétrica que atendia o pequeno povoado da época. Em virtude de exigências sanitárias, passou por reformas e readequações, mas mantém a originalidade e qualidade de seus mais de 30 tipos de farinhas 100% integrais, que podem ser adquiridas na loja do Moinho. Com agendamento prévio, ainda é possível degustar de pães e bolos feitos com as farinhas locais.

Contatos:
Endereço: Av. Borges de Medeiros, 2319, centro – RolanteRS
Site: www.moinhosohne.com
Email: moinho@moinhosohne.com
Telefone: 51 3547 1000 ou 3547 1312
Whatsapp: 51 9672 4060 ou 9849 5000

Fonte : http://www.rolante.rs.gov.br/turismo/pontos-turisticos

Aventura

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *