Sobre uma cidadezinha cheia de história e encantos!

Nossas viagens começam muito antes de pegar a estrada e desta vez não seria diferente. Durante um churrasco, no aniversário do meu tio em abril desse ano, conhecemos um rapaz que trabalha em um barco de areia no Rio Jacuí e nos indicou fortemente a cidade de Santo Amaro. Desde então, ela foi para a nossa lista de lugares para conhecer no estado. Agora, vamos deixar de “conversa fiada” e vamos ao que interessa, os atrativos desta cidadela.

Santo Amaro é uma cidade bem antiga, daquelas que tu se sente voltando no tempo. É muito acolhedora, e a cada passo a gente se sente mais envolvido na história.

Entrando na rua Liberdade e seguindo alguns metros chegamos ao centro da cidade. Com uma praça bem bonita e a igreja ao fundo, chegamos ao cartão postal da cidade. Ainda na rua Liberdade, chegamos a Casa de Atendimento ao Turista, local onde encontramos diversas fotos, materiais de informação e uma lojinha com produtos feitos pelas mulheres do clube de mães da cidade.

Entrada da cidade
Casa de Atendimento ao Turista

Datada de 1754, quando o primeiro povoado se instalou na região, a cidade está rodeada de prédios daquela época ainda. São mais de 10 prédios tombados ao redor da praça e igreja.

Estátua representando um casal de açorianos – primeiros habitantes
Rua lateral da praça com as casas tombadas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Igreja Matriz de Santo Amaro

Depois de dar a volta na quadra da praça, seguimos em direção ao rio, que é possível observar ali do centro, é tudo bem pertinho. Pedimos informação sobre camping e nos indicaram o Camping da Dona Maria. Fica localizada à margem do Rio Jacuí, a estrutura é bem simples, mas a dona nos deixou bem a vontade. Então decidimos nos instalar ali e foi para a lista dos finais de tarde mais lindos que já vimos. Clima agradável, zero vento, rio paradinho, algumas nuvens desenhando o céu e uma mistura de cores, tons de rosa, azul e laranja incríveis.

Espetáculo!!!!!!

E no domingo ainda teve pescaria e visita a barragem de Santo Amaro. Uma pena as condições precárias da barragem. Metade das comportas estão danificadas, o que tem baixado muito o nível do rio na região, prejudicando também os pescadores que tem o rio como fonte de renda.

Barragem Eclusa de Amarópolis – Santo Amaro/RS
Fazendo o nosso peixinho.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *