Expedição São Miguel as Missões

Como toda viagem sempre é necessário elaborar um pré-roteiro, pois uma viagem acima de 500 km, o viajunto precisa calcular o tempo que irá viajar, pois é preciso dormir, se alimentar. Nós não gostamos de viajar à noite, então fazemos uma pesquisa previamente em os hotéis, campings, motéis.

Bom, para começar precisamos saber um pouco da história deste lugar para imaginar . O povoado de São Miguel Arcanjo, ou das Missões, teve origem em uma redução jesuítica, que foi um dos Sete Povos das Missões

Em 1632 os jesuítas Cristóbal de Mendoza Orellana e Paulo Benevides fundaram uma redução em Itaiacecó, na margem direita do Rio Ibicui, aos pés da Serra de São Pedro.

A partir de 1637 os ataques dos bandeirantes contra os nativos na região forçaram o deslocamento da redução para as proximidades de Concepción.

Em 1687 ocorreu um novo deslocamento e os habitantes fixaram-se no local onde atualmente fica a cidade de São Miguel das Missões, às margens do Rio Piratini. Na época dessa nova fundação a redução contava com cerca de 4.000 habitantes. As condições econômicas da redução melhoraram neste novo local devido à qualidade do pasto e da terra para a agricultura.

A redução foi construída em uma colina, o que favorecia o escoamento das águas pluviais abundantes no verão. No centro da redução e em frente à igreja foi construída uma praça quadrangular que media aproximadamente 130 metros de lado. O colégio, a igreja e o cemitério ocupavam o lado norte e nos outros três lados restantes se erguiam as casas dos nativos, das quais restam apenas as ruínas das fundações construídas em blocos com telhados de quatro águas e rodeadas por alpendres. Na parte detrás, os padres tinham uma quinta, cercada por um muro de pedras com jardim, pomar e horta.

A construção da Igreja de São Miguel, concluída em 1745, no final do período barroco, durou dez anos e seu projeto foi inspirado na Igreja de Gesú em Roma, sede da Companhia de Jesus. O requinte dessa concepção arquitetônica pode ser evidenciado pelas ondulações côncavas da fachada principal e a leve inclinação dos planos externos que, por meio da correção da perspectiva, tinha o propósito de enfatizar o caráter monumental da obra. Erguido com pedra de cantaria, branqueada com um tipo de argila chamada tabatinga, o edifício possuía características diferentes das demais construções missioneiras da época: a estrutura era definida por paredes de pedra, ao invés dos comuns esqueletos de madeira. Na falta da cal, não disponível na região, o barro era o material ligante das alvenarias. Seguindo a tradição da época, a Igreja de São Miguel apresentava uma rica e colorida ornamentação interna, formada por entalhes, pinturas e esculturas com motivos sacros. Algumas imagens, feitas em arenito, compõem o acervo do Museu das Missões.

Em 1828 O monumento foi depredado durante os saques que ocorreram durante a Guerra da Cisplatina. Além disso, foi vítima da ação dos aventureiros que buscavam o tesouro dos jesuítas e da retirada de muitos materiais para uso em outras construções.

Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/São_Miguel_das_Missões

Pórtico da Cidade São Miguel das Missões

Nesta aventura tivemos a companhia dos amigos e casal Viajuntos Tamara e Rafael , a nossa aventura começou no dia 28/04/2018 as 14:00 onde nos encontramos na frente do autódromo Velopark para definirmos os nossos primeiros passos nesta jornada…

Nossa primeira parada foi no Parque das Tuias parada estratégica para esticar as canelas, tirar água dos joelhos e fazer um lanche, neste trajeto percorremos 200km e ainda faltava 300km. Neste local tem muita coisaaaaaaa legal.

Aquário com peixes enormes…Imaginei um frito para noite..

Olhem os Flamingos no fundo….e as pedras preciosas

Você tem a sensação que o peixe está no teu pé

[masterslider id=”5″]

1ª Aventura na cidade!

Chegamos à noite na cidade, a intenção era chegar, arrumar o acampamento e descansar, pois estávamos bem cansados da viagem. Conversando com a moça da recepção descobrimos que um grupo de visitantes que estavam na pousada faria uma caminhada noturna até o cemitério às 23h, convidamos nosso casal parceiro desta jornada e fomos. Perguntamos para a guia Verônica se podíamos acompanhar o grupo e lá fomos nós.

Durante o percurso, já fomos conhecendo um pouco da cidade e já planejando o dia seguinte com a ajuda da Verônica, que foi super atenciosa nos contando o que tinha para fazer na cidade.