” A melhor parte da viagem é quando nos deparamos com situações e pessoas que nos fazem repensar vários conceitos em nossas vidas”

Viajar para este lugar e como andar nas nuvens (PS: quando está nublado).

Fomos conhecer Cambará no feriado de 20 de setembro. Como a cidade possui diversas atrações, o ideal é que você separe pelo menos dois dias para os passeios. Nós chegamos na sexta-feira a tardinha, sendo o primeiro ponto de parada, o Templo Budista em Três Coroas (tópico para outro post).

Pesquisamos alguns locais antes e decidimos ficar no Camping e pousada Corucacas. Alguns amigos já tinham ficado lá e pareceu bem estruturado. O terreno do camping é bem grande, tem um lago muito bonito logo na entrada, com algumas cabanas de frente para este lago. Como tinha chovido, tava tudo embarrado, o que dificultou um pouco a escolha do local para montar o acampamento.

Para nossa surpresa, estava acontecendo um evento bem legal dos viajantes “trailistas”, ou seja, que viajam rebocando um trailer. Haviam muuuuitos, de todos os tamanhos e formatos. No geral, esses trailers são rebocados por caminhonetes mais robustas em virtude do peso, mas para a nossa surpresa tinha um Fiat 147 com um barco em cima no rack, o trailer atrás e uma moto num suporte atrás do trailer. Incrível!!!!

Fiat 147 + barco + trailer + moto

Uma dica: Se você for em época de temperaturas mais amenas, se prepare para mudanças bruscas de temperatura, de 20 e poucos graus durante o dia para menos de 10 à noite.

Nada como uma fogueira para se aquecer!

Também ficamos sabendo que no camping há uma trilha que dá acesso a uma cachoeira bem bonita. Não chegamos a ir pois queríamos conhecer os principais pontos externos enquanto o tempo estava colaborando.

Vamos falar dos cânions.

Cambará do Sul é famosa pelos cânions, hoje apenas dois deles estão abertos para visitação do público. Nenhum deles está cobrando entrada (atualizado em 20 de setembro de 2019). O caminho para a visitação se dá por estradas diferentes, é possível visitar os dois no mesmo dia? Sim, mas cansativo. Crianças conseguem fazer as trilhas? Sim, porém se a ideia é conhecer os dois, dê um tempo entre um e outro. A Lívia tem 7 anos, é bem resistente a trilhas e ficou bem cansada, nós também, rsrsrs. Ambos os acessos são por estrada de chão batido, achamos boa a estrada, já passamos por umas beeeeem piores. Com cautela qualquer carro vai, não precisa ser 4×4.

Em dias nublados a visibilidade é praticamente nula, insistimos em ir no Cânion Itaimbezinho acreditando que ia dar pra ver alguma coisa. Pura ilusão… O tempo tava bem fechado e acabamos rodando em vão. Fica o aprendizado. Outra informação importante: Esse cânion possui duas trilhas, fomos na mais curta por motivos óbvios, rsrsrs… Para fazer a trilha mais longa precisa chegar antes das 15h. Eles não deixam fazer depois desse horário pois não terá tempo hábil para voltar até o parque fechar.

Cânion fortaleza: De tirar o fôlego de tão lindo. É difícil expressar em palavras, é uma imensidão, é profundo, é uma riqueza natural inestimável. O cânion possui várias trilhas que dão acesso a diferentes pontos de visão. São dois caminhos com pontos de vista do cânion, o primeiro que fomos é só entrar a esquerda e seguir contornando o cânion, depois volta tudo e começa a subir em direção ao mirante. Essa é mais puxadinha, dá uma leve falta de ar nos mais despreparados, mas sobrevive. Depois tem a trilha do tigre preto e da pedra do segredo. Essas últimas nós não fomos, bateu a fome e o cansaço.

Trilha da esquerda, contornando o cânion.
Mirante principal.

Outros pontos para visitar:

Cachoeira do tio França. Fica uns 5km do centro de Cambará (estrada de chão batido). Na entrada tem um restaurante de comida campeira. Paramos no estacionamento. Em frente tem uma porteira e um senhor na recepciona os turistas e cobra uma taxa de visitação (R$10 por pessoa). A trilha dá uns 20 minutos e no percurso final a mata é fechada e exige um pouco mais de cuidado.

Felicidade ao chegar no fim da trilha e ter essa recompensa.

Lajeado das margaridas: Segundo a estrada que leva até a cachoeira, mais uns 15km de ladeira a cima, ladeira a baixo, estrada bem ruim, emfim chegamos em mais uma porteira. O lajeado fica dentro de uma propriedade privada. Um menino bem simpático nos recebeu sem cobrar nada, então seguimos por mais uns 300 metros até o lajeado. Foi o local que escolhemos para preparar o almoço e foi lindo. O contato puro com a natureza é muito importante para as crianças, a Livia ama esses passeios, da pra ver a felicidade estampada no rostinho dela.

Nosso roteiro:

Dia 1: Porto Alegre > Novo Hamburgo > Três Coroas > Almoço em São Francisco de Paula > Cambará do Sul > Camping Corucacas

Dia 2: Cachoeira do Tio França > Lageado das Margaridas > Cânion Itaimbezinho

Dia 3: Cânion Fortaleza > Camping (desmanchar acampamento) > Novo Hamburgo > Porto Alegre

Todas as fotos estão aqui neste álbum. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários aqui embaixo.

Aproveita e já nos segue nas redes sociais @casalviajuntos. Um abraço e até o próximo pin.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *