REGRAS IMPORTANTES DE UM CAMPISTA- MOTORHOME
COMPORTAMENTO

É importante que o campista compreenda que o ato de pernoitar em um posto de combustíveis, mercados, restaurantes e qualquer outro estabelecimento que o PERMITA deve ser encarado apenas como uma PARADA ESTRATÉGICA PARA DESCANSO e não como uma maneira de economizar em campings.

Um Veículo de Recreação foi concebido para possuir uma mínima independência temporária, de água e energias (eletricidade e gás). Portanto faça uso delas não exigindo do estabelecimento quaisquer elementos externos, como tomada de luz, por exemplo. No caso de postos de combustível é comum a disponibilidade de torneiras de água resolvendo o problema de não trafegar com a caixa cheia.

Portanto siga mínimas regras de cidadania para que tais práticas não sejam podadas pelos estabelecimentos que hoje não se opõem:

  • Ao chegar no local, peça ou ao menos avise de sua intenção. Se necessário explique que não precisará mais nada do que a vaga do veículo.
  • Caso haja disponibilidade, encha a caixa de água do RV. Não exija a ligação direta da mangueira.
  • Não exija tomada de luz ao menos que exista tal oferta. Lembre-se de que você está em um veículo projetado para ter ao menos uma noite de energia nas baterias e gás para aquecimento de água e fogão.
  • Não despeje água servida no pátio do local. Se seu veículo não possui caixa de água servida, procure uma vaga que esteja próxima a um ralo ou canaleta e que esta não escorra por local visível. NUNCA despeje detritos no local.
  • Não deixe de PRESTIGIAR o local que você está aproveitando. ABASTEÇA no posto, faça compras e refeições no estabelecimento que te acolhe. Não abuse e nem aproveite para obter custo zero às custas de outrem, já que o local é um comércio privado e não tem obrigação alguma de ceder nada gratuitamente.

Seguindo todas estas recomendações você certamente estará contribuindo para que tal prática não seja prejudicada. Policie seus colegas campistas. Aconselhe. Ainda há caravanistas que acham que o local tem obrigação de ceder luz elétrica e outros elementos. Cortesia se conquista… não se exige

Facebook Comments