Tupandi, assim como grande parte do Vale do Caí, foi colonizada por imigrantes alemães, que chegaram à região nos século XIX.

Em 1855, Juca Inácio Teixeira, residente em Pareci e  proprietário de enorme extensão de terras ao lado direito do Rio Caí, iniciou a venda de lotes coloniais alemães. Rapidamente a região foi povoada e surgiram picadas prósperas e futuras, tal o início do povoado ao qual se deu o nome de São Salvador e assim, na época chamada, ficou uma região colonial florescente. O nome de São Salvador se deveria de um ermitão luso-brasileiro chamou Salvador, que escolhera a solidão daquelas  matas virgens para habitação.

Em 1945 passou a chamar-se Tupandi, que segundo o padre Jesuíta Gotzman, ex-vigário da Paróquia Cristo Redentor, de Tupandi, possivelmente significava “Luz do Céu”.  Os primeiros moradores que se estabeleceram na região já não encontraram o tal Salvador, mas puderam, ainda,  dedicar-se com as saborosas frutas das laranjeiras que aí havia plantado.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 29º28’35” sul e a uma longitude 51º25’16” oeste, estando a uma altitude de 63 metros.

Possui uma área de 669,1 km² e sua população em 2006, segundo o IBGE, era de 3 604 habitantes.

Economia

É um município de economia voltada ao setor primário (mais de 70% da arrecadação provém dele) sendo a criação de aves e suínos fator importante para o aumento da arrecadação local.

Entre os anos de 1993 e 2006 o crescimento econômico foi de mais de 500%, fazendo com que Tupandi figure entre os municípios gaúchos de maior destaque em crescimento econômico[carece de fontes]. A administração municipal recebeu o título de Prefeitura Empreendedora 2006, sendo considerada a melhor gestão pública entre os municípios do Rio Grande do Sul, em prêmio concedido pelo Sebrae[carece de fontes].

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Tupandi

Um pouco mais da cidade

http://www.rotasaboresesaberes.tur.br/pt#integrantes

FOTOS

[socialfeed id=’7070′]
Facebook Comments

2 Replies to “2019 – TUPANDI /RS”

    1. Realmente é uma cidade muito bonita, adoramos conhecer….outro dia pretendemos passar por lá novamente.
      Um abraço Viajuntos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *