O Viaduto 13 fica na cidade de Vespasiano Corrêa, interior do RS. Recebeu esse nome pois é o 13º viaduto desde a cidade de Muçum. É possível conhecer tanto a parte de cima quanto a de baixo deste monumento. Com 143 metros de altura e mais de 500 metros de comprimento o V13 mostra sua imponência de longe. O trem ainda passa pelos trilhos até os dias de hoje. Caminhando podemos andar pelos túneis escuros, nós adoramos essa parte.

Vivendo a vida perigosamente rsrsrs

Passamos por dois túneis e pensamos que havia terminado. Só descobrimos que tinha mais dois quando já estávamos lá embaixo. Para quem for visitar, seguindo os quatro túneis, você chega a cachoeira Garganta do Diabo, fica a dica. A gente não sabia que a trilha era lá em cima, se não não tínhamos descido :/.

V13 parte de cima pelos trilhos.

Na parte de baixo da pra ter uma noção do tamanho do viaduto. Pelos dois caminhos (por cima e por baixo), o carro fica bem perto do V13, o que deixa a caminhada bem leve.

A gente parece uma formiga perto do pilar do V13.

Outras informações sobre o V13

Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário situado em Lages SC Exército Brasileiro durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA). Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, é o maior viaduto ferroviário das Américas e o terceiro mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura, e a ponte de Beipanjiang, na China, que possui uma altura de 275 metros.

Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas em média a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média com uma chapa de concreto a cada 6 metros de altura chamada de trava pelos operários da época.

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Viaduto_do_Ex%C3%A9rcito

A caminho de Vespasiano Corrêa, nós ainda fizemos duas paradas para conhecer as cidades Encantado e Muçum.

Igreja na praça central de Encantado.
O pescador e o pescador. Monumento fica em frente a igreja.

A próxima parada é a cidade de Muçum. Lá paramos para almoçar e a nossa indicação é um restaurante na praça que serve um buffet de comida campeira bem típica e caseira. Tudo em panela de barro e ferro. O restaurante é o que está atrás de nós na foto. O melhor de tudo é a possibilidade de comer ali no meio da praça, achamos demais! Depois a senhora do restaurante nos informou que atrás da igreja tem uma trilha que leva a uma santa e um mirante com vista para toda a cidade. Nós fomos, a trilha é curta mas bem íngreme a subida, não foi a melhor escolha ir logo após o almoço.

Chegamos tão cansados que esta é a única foto que conseguimos tirar.
Mirante com vista para a cidade de Muçum.

Ainda no caminho entre Muçum e Vespasiano, pegamos uma estrada de chão batido, tinha placas indicando uma gruta, seguimos… É um lugar bonito, mas estava meio abandonado. Deu pra se refrescar um pouco pois o calor tava demais.

Gruta Nossa Senhora das Vitórias – Muçum/RS
Cachoeira da gruta – Muçum/RS

Nosso roteiro:

Dia 1: Porto Alegre > Encantado > Muçum > Vespasiano Corrêa

Dia 2: Vespasiano Corrêa > Porto Alegre

Para ver mais fotos deste passeio incrível, dá uma olhada aqui no álbum. Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários aqui embaixo. Vamos adorar saber sua opinião!

Aproveita e já nos segue nas redes sociais @casalviajuntos. Um abraço e até o próximo pin.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *