O Viaduto 13 fica na cidade de Vespasiano Corrêa, interior do RS. Recebeu esse nome pois é o 13º viaduto desde a cidade de Muçum. É possível conhecer tanto a parte de cima quanto a de baixo deste monumento. Com 143 metros de altura e mais de 500 metros de comprimento o V13 mostra sua imponência de longe. O trem ainda passa pelos trilhos até os dias de hoje. Caminhando podemos andar pelos túneis escuros, nós adoramos essa parte.
Passamos por dois túneis e pensamos que havia terminado. Só descobrimos que tinha mais dois quando já estávamos lá embaixo. Para quem for visitar, seguindo os quatro túneis, você chega a cachoeira Garganta do Diabo, fica a dica. A gente não sabia que a trilha era lá em cima, se não não tínhamos descido :/.
Na parte de baixo da pra ter uma noção do tamanho do viaduto. Pelos dois caminhos (por cima e por baixo), o carro fica bem perto do V13, o que deixa a caminhada bem leve.
Outras informações sobre o V13
Foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário situado em Lages SC Exército Brasileiro durante a década de 1970, tendo sido projetado desde o final da Segunda Guerra Mundial, pela empresa Serviços de Engenharia Emílio Baumgart (SEEBLA). Com seus 143 metros de altura e 509 de extensão, foi inaugurado pelo então presidente Ernesto Geisel em 19 de agosto de 1978, é o maior viaduto ferroviário das Américas e o terceiro mais alto do mundo, superado apenas pelo Viaduto Mala Rijeka, em Montenegro, de 198 metros de altura, e a ponte de Beipanjiang, na China, que possui uma altura de 275 metros.
Suas fundações são do tipo sapata corrida e estão enterradas em média a 21 metros abaixo do nível do solo. Cada pilar é formado por quatro paredes de 80 centímetros de espessura média com uma chapa de concreto a cada 6 metros de altura chamada de trava pelos operários da época.
Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Viaduto_do_Ex%C3%A9rcito