Ruinas São João Batista Sítio Arqueológico – 6ª Redução Jesuítas
Entre-Ijuís, RS
Localidade de São João Velho, o sitio encontra-se a 19 km do centro de Entre-Ijuís, 14 km – percorridos pela BR 285 direção leste/oeste e a 6 km por estrada vicinal.
Telefone: (55) 3329-1155

  

  

  

A redução de São João Batista foi fundada em 1697, a partir da divisão do povoado de São Miguel Arcanjo, em função do crescimento populacional e das dificuldades de abastecimento.

Seu fundador foi o padre Antonio Sepp, um polímata que dominava a música, arquitetura, urbanismo, relojoaria, pintura e escultura. Foi seguido por 2.832 pessoas oriundas da redução de São Miguel. Os trabalhos na igreja iniciaram em 1708, quando já havia 3.400 pessoas habitando o aldeamento. Sob orientação de Sepp esta redução mostrou alto nível de atividade cultural. Sepp também foi um geólogo e minerador, sendo o pioneiro nos trabalhos de metalurgia nas Missões. Extraia o ferro, utilizado na fabricação dos sinos, aquecendo a pedra itacurú que era abundante na região. Sua obra-prima foi o relógio instalado no campanário da igreja que, ao dar as horas, fazia desfilar pelo mostrador os 12 Apóstolos.

Atualmente o sítio abriga restos da estrutura do cemitério, da igreja e do colégio, além de estruturas complementares como olarias, barragem e estradas. Em todo o sítio podem ser observadas peças esculpidas em pedras grês. Placas interpretativas contam a história a partir dos relatos feitos, na época, em cartas escritas pelos padres.

Fonte:Wikipedia São  João Batista

 Antes de visitar seria ótimo a leitura deste artigo http://omicult.org/emicult/anais/wp-content/uploads/2016/10/S%C3%8DTIO-ARQUEOL%C3%93GICO-S%C3%83O-JO%C3%83O-BATISTA-UMA-EXPERI%C3%8ANCIA-MULTISSENSORIAL-2.pdf

  

 

  


Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *